Banda Vá disponibiliza quatro sons em trabalho audiovisual

Publicado em 27/01/2026 por Homero Pivotto Jr.
Banda Vá disponibiliza quatro sons em trabalho audiovisual

A banda gaúcha  lançou “Pra Domingo”, um registro audiovisual apresentando quatro músicas gravadas ao vivo em 2024 no Estúdio Trilha em Sapucaia do Sul. Vá é uma banda de indie rock, com influências de progressivo de malandro e MPB, formada em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A banda é composta por Aleph Brasil (guitarra, teclado e voz), Guilherme “Tony” Machado (guitarra), Guilherme Prezzi (bateria) e Paulo Freitas (baixo e voz). 

“Pra domingo” transmite uma experiência imersiva, coletiva e orgânica a partir da música, artes visuais e performance, explorando a intersecção entre som e imagem por meio de uma instalação cenográfica abstrata e fragmentada. O projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital municipal da Prefeitura de Canoas, abre um novo capítulo na história da banda possibilitando a contratação de artistas de diversas áreas para a elaboração deste material. 

Sarah Escanhuella, artista visual, transformou o estúdio em uma paisagem onírica, a parede virou uma instalação, uma escultura feita de cartolina, espuma, papéis, tecidos, TNT e luzes e projeções que pulsam e alternam as cores conforme o clima de cada canção. Além de assinar como cenógrafa, Sarah também foi responsável pela direção do projeto, direção de arte, roteiro e projeto gráfico.

A produção executiva é de Wender Zanon. Já a captação de vídeo, direção de cena e edição do material é de Bianca Ventorini. Vinícius Angeli é o fotógrafo responsável pelo material promocional e fotos de bastidores. A gravação do EP ocorreu no Trilha Hub Cultural, em Sapucaia do Sul, com todos os instrumentos tocados ao mesmo tempo em um take só. A captação, mix e master são assinadas por Rodrigo Rsydyk. 

As faixas “Via infinita”, “Arco-íris”, “Desleixar” e “Olhos nos olhos” são a trilha sonora de um sonho do trio que atua na sessão. O elenco formado por Alice Rodrigues, Camila Geuer e Wender Zanon passeia pelo cenário, um espaço aconchegante, onde é possível ler alguns gibis, jogar play, regar plantinhas ou passar o tempo jogando uno. É a música como trilha sonora das nossas vidas, marcando um tempo e gerando lembranças para o futuro. Essa atmosfera tem uma certa dose de esperança, introspecção e uma certa vibe nostálgica de uma geração que cresceu nos anos 2000, pegando a transição do analógico para o digital. O vídeo também apresenta obras de artistas da região metropolitana que fazem parte da vivência e das referências contemporâneas de uma cena artística. As obras são de Daniel Hogrefe, Erico Noronha, Gabriel Andrade, João Cláudio Moraes, Kami Bou, Matheus Maurante e Vica Moura.

VÁ – Após diversos projetos, tendo a música como válvula de escape nos finais de semana, o grupo formou-se em 2023 inicialmente para tocar algumas faixas que o vocalista Aleph compunha, como proposta de seu primeiro trabalho fonográfico. A sinergia do grupo foi se transformando em uma banda, em um projeto coletivo. As faixas apresentadas em “Pra Domingo” apresentam essa transformação tanto no jeito de compor, quanto no arranjo, que leva as diversas influências presentes em cada integrante do grupo, resultando em um estilo singular e também demonstrando o amadurecimento do grupo desde seu primeiro trabalho, o auto intitulado “Projeto Vá” lançado em 2024.

Texto: Divulgação / Foto: Vinícius Angeli.