Carlinhos Carneiro lança o disco conceitual “Hotel Ritz“, um álbum com 13 faixas inéditas. Gravado com a banda Os Excelents Animais e produção de Fu_k The Zeitgeist, o trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais.
A faixa-título, parceria com a cantora gaúcha Catto, funciona como porta de entrada para o conceito do álbum, que também conta com a participação da banda Supervão, representante da nova cena do rock gaúcho e elo entre diferentes gerações. Ouça aqui.
Após quase duas décadas à frente da Bidê ou Balde – desde 2016 em pausa -, Carlinhos mergulhou em uma série de projetos paralelos, como o experimentalismo do Bife Simples, a coletividade do Império da Lã, parcerias com artistas amigos e incursões no teatro.
Tornou-se um incansável performer, com a agenda sempre cheia e passagens por todo o Rio Grande do Sul. Em 2023, ao revisitar o repertório da Bidê no palco do Bar Opinião, em Porto Alegre, para marcar 25 anos de carreira, reuniu músicos de diferentes trajetórias e formou os Excelents Animais, banda que hoje o acompanha e que participa das gravações de “Hotel Ritz”. Essa parceria, assim como a efeméride de sua trajetória, foram decisivas para que Carlinhos se sentisse à vontade, pela primeira vez, para assinar um álbum de inéditas com seu próprio nome.
“Hotel Ritz” é mais que um título: funciona como metáfora de um espaço virtual que abriga músicas-hóspedes. Algumas delas acompanharam o músico por anos, sem encontrar lugar em outros discos. Outras surgiram recentemente, traduzindo vivências atuais.
A inspiração veio de uma fotografia de Marcelo Franco Bonifácio, que registra a fachada desgastada do antigo Hotel Ritz, no centro de Porto Alegre. A imagem permaneceu por anos pendurada na parede do apartamento de Carlinhos, amadurecendo como conceito até se tornar a pedra angular do álbum.
“Essa foto me fez pensar em um disco que recebesse canções guardadas e inéditas, como se fossem hóspedes convivendo no mesmo espaço. É ficção, cotidiano absurdo e memória, tudo junto, com um quê de cinema e de sonho”, explica o cantor.
As faixas de Hotel Ritz são como hóspedes trocando confidências sobre a vida, os amores e seus descompassos. Algumas lidam com términos, recomeços e a exaustão dos dias, como em ‘Boletos/Burnout’. Há as que preferem o silêncio e mantêm a porta fechada, repetindo um “não vou te convidar”, como em ‘Sopa de Confete’; enquanto ‘Música Pop’ tenta animar o ambiente e lembrar que ainda existe salvação no refrão. ‘Curso Online’ brinca com o automatismo do mundo digital, e ‘Delícia Total’ e ‘Pra Ter Saudade’ – esta parceria com a Supervão – trazem o alívio do afeto e das lembranças compartilhadas. Assim, “Hotel Ritz” reafirma a capacidade de Carlinhos Carneiro transitar entre humor e melancolia, sempre com o olhar atento à vida e a energia necessária para reinventá-la.
Os Excelents Animais são formados por Lucas Juswiak (baixo) e Guilherme Schwertner (bateria), que integraram a fase final da Bidê ou Balde; Iandra Cattani (backing vocal), com trajetória ligada ao teatro e à dança; Maurício Chaise (guitarra), integrante do Locomotores e colaborador de nomes como Júpiter Maçã, Wander Wildner, Frank Jorge e Duca Leindecker; Andrio Maquenzi (guitarra), da banda Superguidis; e Fu_k The Zeitgeist (teclados), produtor que reuniu no estúdio todos esses elementos e deu ao projeto uma sonoridade marcada por referências do indie clássico e contemporâneo.
Ficha técnica:
Baterias: Fu_k The Zeitgeist e Guilherme Schwertner
Baixo: Brenno Di Napoli, Lucas Juswiak e Fu_k The Zeitgeist
Guitarras: Andrio Maquenzi, Maurício Chaise e Fu_k The Zeitgeist
Arranjo cordas: Fu_k The Zeitgeist
Cravo: Fu_k The Zeitgeist
Sax Alto e Barítono: Bruno Gelmini
Trompete: Brenno Di Napoli
Vozes: Carlinhos Carneiro
Backings: Andrio Maquenzi e Iandra Cattani
Produção: Fu_k the Zeitgeist
Mixagem: Fu_k the Zeitgeist e Júlio Porto (exceto faixas 13 e 14 mixadas por Mariano Wortmann)
Masterização: Júlio Porto
Gravações de guitarras, violões, vozes, sintetizadores, bateria, baixo e sopros realizadas no Estúdio do Coletivo 4ʼ33” sob engenharia de Fu_k The Zeitgeist e Brenno Di Napoli
Gravação faixas 13 e 14 realizadas ao vivo por Mariano Wortmann
Gravações de bateria realizadas no Estúdio Legato sob engenharia de Mariano Wortmann
Capa: Fábio Alt
Distribuição: Frase Records e Tratore
Label Manager: Luiz “Cisco” Zanovello
Assessoria: Leonardo Serafini
Texto: Leonardo Serafini / Foto: Fábio Alt.
